Além dos livros: cinco atividades para fazer o seu dia na Biblioteca Pública Estadual valer a pena
22/08/2025
(Foto: Reprodução) Atividades que você pode fazer na Biblioteca Pública Estadual - além de ler
Passear pelos milhares de livros que compõem a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), em Fortaleza, é um verdadeiro prazer para quem curte mergulhar nesse mundo.
O equipamento cultural, inaugurado em 2021, conta com mais de 100 mil exemplares disponíveis no acervo. Além de alugar bons livros, você também pode ver filmes, ouvir músicas, participar das múltiplas atividades culturais e muito mais.
A Biblioteca Pública fica localizada na Av. Pres. Castelo Branco, 255, bairro Moura Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
No guia de lazer do g1 desta sexta (21), vamos descobrir cinco atividades para fazer na Bece (além de ler, claro).
LEIA TAMBÉM:
Quatro passeios de bicicleta para explorar a arquitetura histórica de Fortaleza
Cinco exposições em museus cearenses para visitar e mergulhar na história
O equipamento fica localizado na Av. Pres. Castelo Branco, 255 - Moura Brasil, Fortaleza.
Divulgação
1. Debates sobre temas acadêmicos e culturais
Capa da 1° edição de A Rainha do Ignoto, publicado em 1889, por Emília Freitas.
Arquivo pessoal/Ana Cristina
A Bece realiza o programa “Acervo em Evidência” para debater temas acadêmicos e culturais, promovendo o diálogo entre as Ciências Humanas e os desafios sociais contemporâneos. A cada edição, são destacados livros, documentos e personagens que contribuem para o pensamento crítico e a preservação da memória histórica.
A próxima edição ocorre no dia 26 de agosto (terça-feira), às 17h com o tema: “170 Anos de Emília de Freitas: Entre a Literatura e a Resistência Feminina”. A atividade será conduzida pela pesquisadora Alcilene Cavalcante, com mediação de Sarah Diva, e tem como proposta celebrar a obra de uma das escritoras mais importantes da literatura.
💡 Leia: A escritora que publicou o primeiro romance de literatura fantástica do Brasil e até hoje não tem rosto conhecido
A programação é dedicada à escritora Emília Freitas (1855–1908), autora do romance “A Rainha do Ignoto” (1899), considerado a primeira obra de ficção científica da literatura brasileira.
A atividade apresentará pesquisas recentes sobre a autora, revelando sua relevância para o desenvolvimento da literatura de mulheres no Brasil e sua atuação como agente transformadora por meio da escrita.
📚 O evento é gratuito, com classificação livre, e voltado a leitores, estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados na história da literatura brasileira.
2. Contação de histórias
Bece também realiza contação de histórias para crianças.
Divulgação
Semanalmente a biblioteca também realiza um momento com contação de histórias - ideal para levar a criançada. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa livre.
No dia 23 de agosto, por exemplo, o Grupo Carambola Artes e Eventos apresenta a história “Quem tá aqui? É o Saci!”, às 15h.
➡️ O Saci Pererê, figura emblemática do folclore brasileiro com raízes indígenas, africanas e europeias, ganha vida no espetáculo, que busca valorizar esse personagem por meio de músicas, brincadeiras e histórias divertidas, despertando o interesse pelo folclore.
3. Clubes de leitura
Além dos clubes de leitura, Bece também realiza feira literária.
Divulgação
Outra dica é sobre os clubes de leitura que se reúnem no equipamento. Além de incentivar o gosto pela atividade, o encontro também fortalece laços. E a rotatividade de livros é intensa!
No dia 23 de agosto, às 15h, e 24 de agosto, às 10h, o clube discute o livro “Além do Véu”, de Igor Girão. A história acompanha um guarda-florestal e um anjo ateu em busca de autoconhecimento, amor e sacrifício, questionando o destino.
O momento será conduzido por Ralúsia da Silva Nunes, assistente social e graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.
4. Cursos e oficinas
Cursos e oficinas são parte da programação da biblioteca.
Divulgação
Quem busca implementar a carreira ou mesmo estudar mais sobre um assunto que gosta, a Bece também realiza cursos e oficinas. Os temas são variados e vão de "Redes sociais e I.A para bibliotecas" até "Elaboração de projetos culturais para bibliotecas públicas e comunitárias".
Este último é o tema da próxima semana, inclusive, e abordará o passo a passo de como transformar uma simples ideia em um projeto bem estruturado, apresentando conceitos, técnicas e etapas de planejamento, organização e execução de ações.
Confira:
➡️ Oficina “Elaboração de projetos culturais para bibliotecas públicas e comunitárias: transformando ideias em realidades” com Ana Farias
Datas: 25, 26 e 27 de agosto
Horário: 14h às 17h
Local: Google Meet da Bece
Carga horária: 09h/a
Faixa etária: Acima de 18 anos
Público alvo: Profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias
Período de inscrição: 10 a 22 de agosto
Link de inscrição
5. RPG na Bece
RPG na Bece (parceria Vila RPG)
Divulgação
A biblioteca também reúne quem curte RPG (role-playing game), um tipo de jogo em que os participantes interpretam personagens em um mundo fictício, com o objetivo de resolver desafios e criar narrativas.
No dia 31 de agosto, às 13h, haverá mais um encontro para os jogadores. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa livre.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: